Belo Horizonte / MG - sábado, 20 de abril de 2024

Déficit de atenção

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno mundialmente reconhecido e validado através das mais rigorosas pesquisas e estudos médicos. Não é uma invenção dos médicos, como a mídia muitas vezes dá a entender.

 

É um transtorno que ocasiona importantes prejuízos na vida de crianças e adultos.

Hoje percebemos que é uma doença bastante comum até mesmo em adultos, e muitas vezes passa despercebida, é confundida com preguiça ou malandragem. Nas mulheres então o diagnóstico é mais difícil, pois predomina apenas a desatenção.

 

Os adultos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade tem dificuldade com tarefas chatas e difíceis, dificuldade de ler textos longos mesmo quando interessados no assunto, tendem a adiar tarefas, cometem erros "bobos" por pura falta de atenção, se distraem facilmente com barulhos, esquecem-se muito de compromissos ou obrigações, perdem objetos. Não prestam atenção no que os outros dizem.

 

Além disso, tendem a ficar inquietos, se levantando da cadeira em reuniões ou aulas, falam demais em situações sociais, e não deixam os outros falarem , "atropelando" a conversa dos outros.

 

O tratamento e os medicamentos melhoram muito os sintomas do paciente. Não fazer o tratamento correto desperdiça um potencial que muitas vezes a pessoa tem mas não consegue pôr em prática.