Belo Horizonte / MG - sábado, 20 de abril de 2024

Depressão

Orientações para pacientes com diagnóstico de depressão: 


1. Consultar regularmente o psiquiatra: é importante sempre a reavaliação do quadro, a resposta ao tratamento, portanto , siga as recomendações de retorno, e em hipótese alguma, abandone o tratamento. Isso pode levar um quadro depressivo que iria evoluir bem, caso o paciente seguisse o tratamento até o fim,  a um quadro depressivo crônico e arrastado, sem recuperação completa. Portanto, faça o tratamento pelo período adequado, isso é muito importante para a evolução satisfatória do quadro. O tempo em psiquiatria é algo importante.


2.A psicoterapia, com um profissional habilitado (psicólogo ou psiquiatra) é muito importante para a recuperação do paciente com quadro depressivo, e principalmente, na prevenção das recorrências depressivas. Converse com seu psiquiatra a respeito disso.


3. A atividade física, bem orientada, é também muito importante para a recuperação do paciente com quadro depressivo. Vários estudos mostram que a atividade física auxilia a melhora. 


4. A medicação antidepressiva não provoca dependência. O que acontece é que, se o remédio é interrompido de forma inadequada (antes da hora certa, ou de forma muito rápida) , o paciente volta a ter sintomas da depressão (que é doença). Quem tem pressão alta, se para com o remédio, a pressão volta a subir. Ele não é dependente de remédio para pressão. Ele precisa do remédio para pressão. Com a depressão funciona de modo parecido, mas com uma vantagem: em alguns casos, é possível interromper a medicação (se fizer o tratamento pelo tempo adequado).


5. Alimentação adequada pode ajudar na melhora, alguns estudos mostram isso. Alimentos ricos em triptofano (precursor da serotonina) como leite e cereais, ricos em ácidos graxos omega 3 (como peixe), e ricos em vitaminas do complexo B (grãos, leite, carne), podem ser uma contribuição a mais para a melhora do quadro depressivo.